Páginas

sábado, 15 de janeiro de 2011

Paella


Minha amiga / irmã Inês estava pedindo que fizesse a paella, acho que a mais de 1 ano... Fiz essa receita em agosto do ano passado na casa da Ana. Eu não sigo nenhuma receita específica, fui lendo uma receita aqui outra ali, dessa vez eu anotei a quantidade dos ingredientes.

Ingredientes:
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
100 g de ervilha fresca
1/2 kg de lula
1/2 kg de polvo
1/2 kg de camarão pequeno ou médio
300 g de mexilhões
100g de vôngoli sem a casca
12 camarões grandes
200 g de badejo ou cação
200 g de frango (eu usei o peito)
cebola e alho para refogar
2 xícaras de arroz (eu usei o arroz de todo dia)
açafrão
pimento dulce (espanhol)
caldo de legumes
azeite
1 copo de vinho branco (seco)

Preparo:
Eu separo os frutos do mar em travessinhas ou potinhos que tenham tampa, (o polvo, o frango e o peixe tem que ser cortados em quadradinhos ou pedaços) tempero com alho e sal. Costumo fazer isso de noite e preparar a paella no almoço.
Primeiro com um pouco de azeite na paellera coloque os camarões grandes, vire eles e deixe por pouco tempo (até ele ficar rosado) e reserve.
Colocar azeite, bastante cebola e ir refogando os ingredientes de forma que os primeiros sejam os que demoram mais para cozinhar (como o polvo) e vá afastando para os cantos da paellera, até que tenha refogado todos os ingredientes.
Acrescente o arroz, refogue um pouco e coloque o copo de vinho, quando estiver quase secando vá colocando o caldo de legumes (que já está fervido) junto com o açafrão e o pimento. Essa parte é como se fosse um risoto, é só ir colocando mais caldo conforme vai secando. Quando o arroz estiver quase al dente é hora de colocar os camarões (que terminam de cozinhar no vapor) e os pimentões (que também devem estar pré assados ou cozido).
O ideal é colocar um papel alumínio em cima da paella e deixar uns 5 minutinhos no formo quente para terminar o cozimento e o caldo secar por completo.

Um comentário:

celina disse...

oi Mari, vi este prato de paella e lembrei-me da minha ignorância quando estive em Valência.
fomos almoçar e o pessoal da empresa disse. vamos comer uma boa paella! pensei como vou falar que não gosto..bem falando.
eles me perguntaram pq eu não gostava e respondi, que não gostava dos frutos do mar.
Aí descobri em Valência a paella não usa frutos do mar, seu substitui por frango, coelho e favas...
e adorei...paella era prato de probre na Espanha e se misturava todas as sobras e em cada região se usavam coisas diferentes..
é isso aí.
bjos